Há vários benefícios quando se faz uma boa caminhada, tanto para o nosso corpo, como para a mente. Os Benefícios que vão desde a melhoria da circulação ao aumento da sensação de bem-estar. O Reflexo é uma maior qualidade de vida, visto que estimulamos várias partes do nosso corpo.

Caminhar 30 minutos por dia auxilia na prevenção de doenças físicas e mentais. Por isso, recomenda-se pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana, de forma moderada.

Para que você se sinta mais animado para começar o seu dia praticando o exercício da caminhada, reunimos 08 benefícios desta prática que ajudarão a você compreender a importância que esta atitude traz para a sua vida.

1)     Circulação

Caminhar faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, acarretando em uma melhora na circulação da hemoglobina de tal forma que contribui com a dilatação de artérias, veias e vasos capilares, fazendo com que o transporte de oxigênio pelo organismo torne-se mais eficiente. Além disso, caminhar pode reduzir a pressão arterial por um dia depois da finalização do exercício. Durante a atividade física, há um aumento do fluxo de sangue, o que expande os vasos sanguíneos e diminui a pressão.

2)     Pulmão

Ao praticar a atividade da caminhada com regularidade, as trocas gasosas ocorridas no pulmão tornam-se mais poderosas, assim, fazendo com que uma maior quantidade de impurezas sejam eliminadas, deixando a região com menores quantidades de catarro e poeira.

3)     Combate a osteoporose

Durante a caminhada o impacto dos pés com o chão, a compressão dos ossos da perna e a movimentação do esqueleto fazem com que os ossos recebam mais estímulos elétricos que facilitam a absorção de cálcio. Mesmo quando a pessoa já foi diagnosticada com osteoporose, a caminhada pode ajudar a conter o avanço da doença.

4)     Depressão

Caminhar libera uma taxa maior de endorfina, o hormônio que proporciona a sensação de alegria e relaxamento. Ao passo que a pessoa torna a atividade um hábito, passa a produzir mais endorfina e se sentir mais animada.

5)     Cérebro

Os benefícios da caminhada em relação ao antienvelhecimento também se estendem para o cérebro. Estudos apontam que o exercício ajuda de fato a aumentar os circuitos cerebrais, o que reduz os riscos de problemas de memória e atenção.

6)     Boa forma

Caminhar contribui para o bom funcionamento do metabolismo, já que a caminhada acarreta no aumento da circulação, da atividade muscular e da respiração, fazendo com que o metabolismo também acelere. Isso sem contar que contribui para o emagrecimento, já que gasta-se mais energia ao caminhar, fazendo com que a demanda calórica também aumente.