Doppler de carótidas e vertebrais
O exame de Doppler de carótidas e vertebrais tem como objetivo identificar e quantificar o estreitamento do vaso causado pelas placas ateroscleróticas. As artérias carótidas e vertebrais são vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. A obstrução desses vasos por placas pode levar à isquemia cerebral, cuja principal manifestação é o acidente vascular encafálico (AVE).
Indicação do exame
O exame também é indicado para avaliar a espessura da parede da artéria carótida (espessamento do complexo médio-intimal) que é um parâmetro de avaliação indireto de como se encontra a circulação coronariana (do coração). Portanto é um marcador indireto de doença cardiovascular.
Também é o principal exame de controle de evolução e seguimento após a realização de procedimentos cirúrgicos nas artérias carótidas e vertebrais, tais como a endarterectomia e a angioplastia (com implante de stent).
Como é feito o Doppler de carótidas e vertebrais?
O paciente é examinado deitado com a cabeça discreta e confortavelmente orientada para o lado oposto da carótida que está sendo examinada. O médico avaliará a circulação das artérias carótidas (comum, interna e externa) com um equipamento de ultrassom-Doppler. A sonda de ultrassom é passada gentilmente pelo pescoço e as medidas de fluxo são realizadas. O exame é documentado com fotos e a partir dos achados e realizado o laudo.
Preparo do exame
Não é necessário um preparo específico para o exame de Doppler de carótidas e vertebrais.
Orientações adicionais
O tempo de exame pode variar entre 20 a 30 minutos em decorrência da menor ou maior dificuldade técnica. O tempo do exame pode ser um pouco mais longo na dependência de eventuais dificuldades encontradas durante a avaliação.
Limitações
Em pacientes que apresentem:
- Limitação de janela acústica pelo pescoço ser muito curto, não poder hiperestender ou carótidas com bifurcações muito altas (retromandibulares);
- Limitação de acesso ao pescoço;
- Dificuldade de manter-se em decúbito dorsal.
Não há contraindicações e preparo especial para realizar o exame.
Chegue 15 minutos antes da hora agendada para o exame;
Recomendamos que traga os exames de Doppler de carótidas e vertebrais mais antigos.
Também é sugerido levar outros exames relevantes (Tomografia, Angiotomografia, Arteriografia ou Ressonância Magnética) relacionados ao caso.
Qualquer dúvida, fale conosco.