EcoDoppler
O que é EcoDoppler?
O EcoDoppler, também conhecido como Ecodoppler Vascular, ou Ultrassom Vascular é uma funcionalidade da ecografia que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias (doenças) de diferentes áreas anatómicas, conforme veremos adiante com maior detalhe.
O Eco Doppler é um teste não invasivo, indolor e sem complicações, ou seja, sem efeitos colaterais. Contudo, permite estimar o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos.
O que se avalia com Ecodoppler?
O ecodoppler pode ser solicitado pelo médico para estudar as veias ou artérias. É um exame utilizado no diagnóstico bem como no planeamento terapêutico das seguintes situações:
- Varizes
- Trombose venosa profunda ou superficial
- Aneurismas da aorta abdominal ou dos membros (inferiores ou superiores)
- Doença arterial obstrutiva periférica (membros inferiores)
- Doença carotídea (por exemplo, como parte do estudo de AVC’s)
Existem duas formas principais de avaliação: Doppler cor ou colorido e o Doppler espectral.
Exames de ecoDoppler
O ecoDoppler permite estudar os vasos (arteriais ou venosos) de diferentes estruturas anatômicas. No corpo humano, existem inúmeras artérias e veias, responsáveis por levar sangue a todos os órgãos (circulação sanguínea). Como estudos que, habitualmente, são realizados, podemos referir:
- EcoDoppler venoso dos membros inferiores ou superiores: permite avaliar a presença de alterações no fluxo venoso (das veias), como a insuficiência venosa crônica (varizes) ou a trombose venosa profunda.
- EcoDoppler arterial dos membros inferiores ou superiores: permite avaliar alterações arteriais (das artérias) dos membros inferiores, como a presença de placas ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica (DAP).
- EcoDoppler de carótidas e vertebrais: com efeito de avaliar os vasos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias carótidas comuns, internas e externas e as artérias vertebrais, com a finalidade de identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.
- EcoDoppler cardíaco: efetuado por cardiologistas, permite complementar o estudo de Ecocardiografia, com a avaliação do fluxo intracardíaco, importante sobretudo nas doenças valvulares.
- EcoDoppler visceral: permite avaliar diferentes órgãos abdominais, podendo ser dirigido ao fígado (Doppler hepático) ou aos vasos renais ou dos rins (Doppler renal).
- EcoDoppler testicular: com o intuito de avaliar a presença de alterações no fluxo testicular, sejam o aumento por inflamação (orquite-epididimite) ou a ausência deste (torsão).
- EcoDoppler obstétrico: é a avaliação dos principais vasos do feto.
- EcoDoppler transcraniano: é utilizado na avaliação das artérias cerebrais.
Como é feito o ecoDoppler?
A ecografia ou ultrassonografia é um método de diagnóstico que nos permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias). Trata-se de um exame simples e seguro, mas com grande utilidade no diagnóstico e avaliação da eficácia dos tratamentos em diversas patologias (ou doenças), como vimos anteriormente.
Para iniciar o exame, o médico radiologista coloca a sonda no órgão ou estrutura que pretendemos avaliar. A sonda encontra-se conectada com o equipamento e permite obter as imagens. As imagens geradas podem ser visualizadas no monitor do ecógrafo para que o médico as possa visualizar em tempo real. Deste modo, o médico poderá analisar e interpretar as imagens que vai observando.
Algumas das imagens são capturadas para serem guardadas e arquivadas, com o intuito de permitir a comparação futura com outros exames. O médico redige um relatório de acordo com as imagens observadas.
O resultado do exame é conhecido após a validação do relatório final por parte do médico radiologista. O relatório e imagens são disponibilizados ao médico que solicitou o exame e em formato digital e/ou papel.
O exame será considerado normal se os vasos sanguíneos estudados não apresentarem alterações valorizáveis. Em caso de alterações, o médico relata-as, devendo estas serem relacionadas com a história clínica e demais exames realizados, pelo médico assistente. No caso do exame suscitar dúvidas, o médico poderá necessitar de realizar exames adicionais. Veja mais informação em limitações do Eco-Doppler ou nas patologias com indicação para a realização do exame.
Quem pode realizar o exame?
Geralmente, o ecoDoppler pode ser efetuado em qualquer idade (crianças e adultos). O exame não necessita de usar proteção específica para os doentes, pois a ecografia (ultrassonografia) não usa radiação.
O EcoDoppler é um exame não invasivo e indolor (não provoca dor), por isso, muito bem tolerado, mesmo em idade infantil.
O EcoDoppler pode ser executado durante a gestação. Muitas vezes, é realizado pelo médico obstetra no seguimento da gravidez.
Quanto tempo demora o exame?
A duração do exame de ecografia Doppler varia mediante o tipo de órgão em estudo. A duração média do exame de ecografia Doppler é de 20 minutos.
Estes exames são mais demorados relativamente a um estudo ecográfico sem Doppler, já que necessitam de uma avaliação mais detalhada dos órgãos ou estruturas anatômicas, nomeadamente de vários segmentos vasculares.
Preparação para o exame
Apenas é necessária a preparação para a avaliação de alguns órgãos como a ecografia abdominal, em que é necessário o jejum.
Na maior parte dos outros exames não é necessária qualquer preparação.
Limitações do ecoDoppler
A presença de gás intestinal pode dificultar a avaliação das estruturas vasculares, assim como a a presença calcificações vasculares exuberantes. Nestas situações pode ser necessária avaliação por Angiografia por Tomografia Computadorizada ou ressonância magnética (RM) para complementar o estudo dos vasos.
Em alguns casos, como no Doppler visceral (abdominal) é também muito importante a colaboração do examinado na apneia, uma vez que os movimentos respiratórios dificultam a avaliação do estudo Doppler, estando por isso limitada nos doentes não colaborantes.
Este artigo é apenas uma pequena menção exames e procedimentos, e não podem servir como referência para tratamentos. Consulte seu médico para ter um diagnóstico completo e esclarecer dúvidas.
Caso não tenha nenhum médico, acesse a nossa página fale conosco e veja nossos contatos.