Ecocardiograma sob estresse farmacológico
A Ecocardiografia ou Ecocardiograma sob estresse farmacológico ou eco-stress é um exame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamentos (Dobutamina ou Dipiridamol), que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo, semelhante ao atingido durante o exame de esforço realizado em esteira ergométrica.
Como é feito o Ecocardiograma sob estresse farmacológico ?
Após a realização de Ecocardiograma com Doppler colorido em repouso o paciente recebe os medicamentos por uma veia (via intravenosa) e em doses crescentes – chamadas “estágios do exame”. Cada estágio tem a duração aproximada de 3 minutos. Durante a realização do exame, são verificadas continuamente a pressão arterial, a frequência e o ritmo cardíaco, além dos níveis de oxigênio no sangue; também são realizados eletrocardiogramas em cada estágio.
O paciente permanece em repouso durante 30 minutos após o término do exame. Após 60 minutos, pode retornar à sua rotina, sem restrição de dieta. Caso utilize medicação de uso contínuo, poderá ser ingerida normalmente.
Indicação
- Em casos de suspeita de obstrução das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração (doença arterial coronária).
- Para avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena ou de mamária etc.) ou angioplastia coronária com ou sem colocação de stents.
Contraindicação
- Na fase aguda de síndromes coronárias (IAM e angina instável).
- O exame com Dobutamina está contraindicado para pacientes com hipertensão arterial descontrolada, arritmia ventricular ou que já apresentaram reações adversas ao uso da medicação.
- O exame com Dipiridamol está contraindicado para pacientes com história de asma ou chiado no peito ou que já apresentaram reações adversas ao uso da medicação; aqueles que fazem uso de medicamentos chamados Xantinas (Aminofilina).
Podem ocorrer complicações ou efeitos adversos do Ecocardiograma sob estresse farmacológico?
A ecocardiografia sob estresse farmacológico é um método com segurança comprovada em inúmeros centros Clínicos estrangeiros e brasileiros. Alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como sensação de formigamento no rosto, náusea, dor de cabeça, dor no peito, elevação da pressão arterial e palpitação. Os efeitos adversos são raros e, quando aparecem, são prontamente detectados. São semelhantes aos observados durante o teste ergométrico.
Limitações
O exame pode ser inconclusivo quando não se atinge a frequência cardíaca submáxima esperada e não ocorrem sinais de isquemia.
Preparo
- Jejum de 4 horas.
- A suspensão da medicação em uso fica a critério do médico assistente e na dependência dos objetivos do exame: se para diagnóstico de doença arterial coronária, caso seja possível, a recomendação é realizar o exame sem os remédios que possam mascarar as manifestações isquêmicas, como betabloqueadores, inibidores dos canais de cálcio e vasodilatadores coronarianos.