Fisioterapia Neuromotora
O que é fisioterapia neuromotora?
Essa especialidade da fisioterapia é responsável por regular os tônus musculares e a introdução de movimentos automáticos e voluntários.
O termo neuromotor(a) é usado para designar as deficiências ocasionadas por lesões nos centros das vias nervosas que comandam os músculos.
E o que é fisioterapia?
Composto de técnicas usadas para prevenção e recuperação de doenças e lesões, assim, ela atua diretamente na reabilitação e previsão de cada indivíduo.
É usada com qual finalidade?
Ajudar a recuperar a funcionalidade das estruturas envolvidas nas ações motores, através do tratamento direcionado para cada condição de uma pessoa.
Tipos de lesões mais comuns :
- Lesões Medulares (paraplegia/tetraplegia)
- Deficiências Neuromusculares –Miopatias (atrofias musculares)
- Lesão Cerebral (paralisia cerebral ou deficiência neuromotora)

lesões modulares causam paraplegia ou tetraplegia
Ou seja, a fisioterapia neuromotora é um tratamento usado com o propósito de haver recuperação dessas lesões ou problemas motores causados por uma deficiência, atingindo principalmente o sistema nervoso.

Massagem para atrofia muscular
Como é a sessão da fisioterapia neuromotora?
Primeiramente, para que profissional (fisioterapeuta) comece o tratamento é necessário que ele identifique as condições individuais de cada paciente, a fim de ajuda-lo, para assim poder agir diretamente no problema e também envolvê-lo na terapia através de sua participação nas tomadas de decisão. Na primeira fase, a fisioterapia tem como objetivo de recuperação funcional e em conjunto aos demais profissionais da saúde responsáveis pela recuperação integral do paciente, atuam com o fim de ser facilitador da reabilitação, incentivando em todas as tarefas existentes de combinações neuromotoras.
Curiosidades
- No dia 13 de outubro e comemorado o dia do fisioterapeuta.
- E no dia 8 de setembro é o dia mundial da Fisioterapia
- Foi regulamentada oficialmente no Brasil através de um Decreto- Lei n° 938 no dia 13 de outubro em 1969. Então presidente da república Costa e Silva havia sofrido um AVC, por consequência sensibilizou os militares a respeito da qualidade do tratamento oferecido ao presidente.