Monitor de eventos eletrocardiográficos (Loop event recorder)
O Monitor de Eventos ou Loop Event Recorder é um sistema de monitorização prolongada e contínua do eletrocardiograma ambulatorial.
Como é feito o exame?
O monitor é de pequeno porte e fácil manipulação. Assim, dois eletrodos de contato são aderidos ao tórax do paciente e conectam-se ao gravador por meio de um cabo.
O paciente é orientado quanto à instalação e retirada diária dos eletrodos (para o banho). Em seguida, orientações sobre anotações em diário com as suas atividades e horários.
O sistema pode ser mantido por vários dias ou semanas, assim permite o esclarecimento diagnóstico sem que o paciente modifique seus hábitos de vida: durante o trabalho, o sono ou o lazer.
Com o aparecimento dos sintomas (palpitações, dor precordial etc.) ou logo após uma síncope, o paciente aciona um botão no monitor que, consequentemente retém em sua memória os sinais eletrocardiográficos adquiridos alguns minutos antes e após a ativação. Assim, é possível correlacionar os sintomas clínicos com os distúrbios eletrocardiográficos correspondentes.
O eletrocardiograma gravado é então transmitido por via transtelefônica e é recebido no Setor de Arritmia por um sistema computadorizado de aquisição de sinais. Dessa forma, o paciente pode ser avaliado e seu problema esclarecido a distância, sem necessidade de comparecimento ao hospital.
Indicação
- Para diagnóstico diferencial de palpitações, perdas de consciência (síncopes), dor no peito e outros sintomas cardiovasculares paroxísticos de origem não esclarecida.
- Para o acompanhamento de pacientes em regime de Home Care.
- A vantagem, em relação ao Holter, é a possibilidade de monitorização prolongada, o que torna viável o diagnóstico de sintomas esporádicos.
Contraindicação
Não há contraindicação para o exame, no entanto, lesões na pele do tórax ou alergias podem dificultar o procedimento devido à necessidade de permanecer 24 horas com os eletrodos na região torácica.
Limitações
- Em raros casos, o paciente poderá não ser capaz de acionar o botão de gravação durante o evento.
- A avaliação da atividade elétrica do coração (‘repolarização ventricular’) é mais limitada que no holter de 24 horas pois o uso de apenas dois eletrodos permite a análise de uma única derivação.
Preparo
- Não usar cremes na pele do tórax antes do procedimento;
- Não tomar banho com o equipamento (não pode molhar o equipamento).
- Seguir as instruções de retirada para o banho domiciliar.
Se acaso ainda existirem dúvidas, acesse nossa página Fale Conosco. Então poderá preencher nosso formulário, ou ver nosso telefones e número do WhatsApp.