Pilates solo
Um dos principais motivos do Pilates ser popular, é o aumento da qualidade de vida que sua prática proporciona. E dentro do método existe diversas modalidades, a que vamos falar nesse artigo é o Pilates solo.
Pilates Solo
Pilates de Solo ou Mat Pilates como também é chamado, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios que oferecem uma maior variedade de desafios ao método.
No Pilates Solo, originalmente foram desenvolvidos exercícios pelo próprio Joseph Pilates que eram realizados apenas com o próprio corpo sem a necessidade de qualquer acessório. Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada cliente e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades.
Alguns exercícios realizados no Pilates Solo se caracterizam por serem de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força.
Tanto Iniciantes como pessoas mais avançadas podem praticar Pilates Solo tendo em sua divisão de exercícios nível inicial, intermediário e avançado.
Pilates para Idosos
Ainda que os exercícios do método sejam bastante exigentes do ponto de vista físico, quando aplicados em idosos, passam a denominar-se como método de Pilates adaptado, em que cada movimento respeita as necessidades e limitações da população sênior. E, muitas vezes, os exercícios devem ser fracionados e simplificados para uma execução de sucesso.
Nas pessoas com idade avançada, as quedas e as fraturas são frequentes, e alguns estudos já provaram que são elas as principais causas de morte. Apesar de graves, essas quedas podem ser evitadas através da aplicação do Pilates.
O maior contribuição do Pilates para os idosos é o aumento do equilíbrio. Embora o método tenha sido criado com o objetivo de preparar fisicamente bailarinos e reabilitar pessoas enfermas da guerra, com a disseminação do exercício. Um público muito específico passou a se beneficiar do aumento da força, do equilíbrio, da mobilidade e da flexibilidade através do Pilates: os idosos.
Com tantos benefícios, a Clínica Longevidade incluiu o Pilates no projeto Saúde Integral do Idoso.