MAPA (assim mesmo, no feminino) é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico e no acompanhamento da Hipertensão Arterial.
A pressão arterial varia constantemente, por isso não podemos, na maioria dos casos, estabelecer o estágio de Hipertensão Arterial somente com as leituras da pressão arterial realizadas no consultório.
Aproximadamente 30 % das pessoas tem sua pressão elevada durante sua medidas realizadas no consultório médico, isto é, pode gerar erros de diagnóstico e no tratamento.
Como é feito o exame MAPA
No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento de Mapa no paciente, que permanece com ele durante 24 horas.
O equipamento é composto por um monitor leve e pequeno – colocado na cintura – que conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira colocada no braço não dominante, exceto se houver alguma contraindicação.
A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida.
Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento. Dessa forma, o monitor é conectado ao computador e um software especialmente construído para esta função desenha um gráfico das pressões registradas nas 24h.
O exame deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras.
Será fornecido ao paciente um impresso chamado “diário de atividades” onde devem ser anotados os horários em que dormiu, acordou, almoçou, jantou, assim como eventuais sintomas e atividades ou eventos importantes.
Principais indicações:
– Hipertensão elevada somente no consultório (hipertensão do jaleco branco)
– Hipertensão muito alta sem melhora com uso de medicamentos
– Pressão arterial em níveis limítrofes
– Hipertensão elevada somente no consultório hipertensão do jaleco branco
Como o MAPA funciona?

Instalação do MAPA – Monitorização Ambulatorial Pressão Arterial
Realiza em torno de 80 leituras de pressão no período de 24 horas, com a finalidade de permitir avaliar a pressão em diferentes situações durante o dia e na noite.
O que você precisa informar ao médico durante a consulta
– Os medicamentos e sua dosagem que você faz uso.
– Também receberá um diário no qual você deverá preencher relatando as principais atividades e eventuais sintomas.
Posso trabalhar normalmente durante o período de exame?
Sim. Você não poderá molhar o aparelho e durante as medidas anunciadas durante o dia com um BIP, você deverá suspender sua atividade e deixar o braço apoiado sobre uma superfície para que fique na mesma altura do seu coração. Enfim, terminada a insuflação e desinflução do aparelho você poderá voltar às suas atividades.
Existem riscos para realizar o exame?
Não. Ocasionalmente o paciente poderá sentir desconforto ou mesmo dor no braço. Contudo, no caso de persistência, deverá contatar com os telefones exibidos na página Fale Conosco a fim de informar a ocorrência e receber novas orientações.
Quem analisa e dá o resultado do exame MAPA?
Um médico cardiologista com especialização em Hipertensão Arterial pela Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial.
Preparo para realizar o exame
- Roupas confortáveis
- Mulheres: se possível usar saia e blusa ou calça e blusa
- Tomar banho antes do exame, pois não é recomendada a retirada do aparelho durante o exame.
- Trazer um cinto de sua preferência para colocação do monitor na cintura.
- Trazer a lista de medicamentos em uso com dose e horários preconizados.
- Seguir a orientação do seu médico sobre a utilização das medicações de uso crônico e sobre a prática de exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.