O que faz o especialista em Nutrição?
O nutricionista investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar sua saúde. Ele planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas ou abrigos infantis e de idosos, entre outros grupos. Define cardápios, sugerindo pratos variados e equilibrados, que supram as necessidades nutricionais dos clientes, pacientes ou hóspedes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo para diabéticos, hipertensos, obesos e pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico.
A Importância do Nutricionista
Para evitar que a dieta seja feita de forma inadequada, o ideal é buscar a orientação de um nutricionista. Conforme as suas necessidades e o objetivo a ser alcançado, ele elabora um programa nutricional que deve ser seguido durante o tempo que for determinado pelo profissional e, é claro, ao longo da vida se você não quiser voltar a ter aqueles indesejáveis quilinhos extras. Uma das principais recomendações é evitar ficar sem comer durante um longo período, por isso além das refeições normais como café da manhã, almoço ou jantar, é sempre indicada uma colação, ou seja, no intervalo das refeições deve-se comer algo leve no lanche da manhã e da tarde. Assim, para ter uma refeição equilibrada deve-se fazer de 5 a 6 refeições diárias.
É atribuição do nutricionista indicar a quantidade de porções dos alimentos que deve ser ingerida por dia. Essa quantidade é diferente para cada tipo de pessoa, já que leva em consideração algumas características da pessoa como tamanho (peso e altura), idade, sexo, histórico médico e nível de atividade física.